Weby shortcut
Banner - História do HC
Foto - Reprodução Humana - Fernanda Medeiros, Maria da Glória e  Dr. Mário

Reprodução Humana

Atualizado em 04/09/12 11:16.

HC realiza primeiro caso de gravidez de substituição e concretiza sonho de paciente em ser mãe

 

              Em maio deste ano, o Hospital das Clínicas da UFG realizou seu primeiro caso de gravidez de substituição. Popularmente conhecido como “barriga de aluguel”, este recurso consiste no empréstimo do útero de uma mulher para outra que não possa gerar um bebê devido a um problema médico que impeça ou contra-indique a gestação pela doadora genética.

            É o caso de Fernanda Medeiros Vêncio Paiva, 33, que conseguiu realizar um sonho – o de ser mãe – após iniciar um tratamento no Laboratório de Reprodução Humana do HC. A mãe de Fernanda, Maria da Glória Medeiros de Araújo, 51, gerará o filho de Fernanda. A Resolução n° 1.358/92, do Conselho Federal de Medicina (CFM), prevê que a gravidez de substituição seja feita entre mulheres com parentesco de primeiro ou segundo grau, como avó, mãe ou irmã, por exemplo. A justificativa para esta recomendação é coibir a comercialização.

            Fernanda, que é da cidade de Santa Helena de Goiás, conta, na carta publicada abaixo, como foi sua história de busca pela realização de um sonho: o de ser mãe.

 

A realização de um sonho

 Meu nome é Fernanda Medeiros Vêncio Paiva, tenho 33 anos, minha mãe Maria da Glória Medeiros de Araújo com 51 anos, moramos na cidade de Santa Helena de Goiás.

Eu não tenho útero pois aos 13 anos fui submetida a uma histerectomia total por ter nascido com uma deficiência uterina. Foi um sofrimento muito grande para minha mãe em ter que me contar que eu não poderia ter filhos. E eu que sonhava desde criança em ser mãe vi meus sonhos sendo cancelados.

Aos 22 anos me casei com o Allen Luiz Martins Paiva, uma pessoa maravilhosa que Deus colocou na minha vida. Em 2005 ficamos sabendo que em SP havia acontecido um caso de barriga de aluguel, minha mãe logo disse que faria para nós, então entrei em contato com o hospital mas por questões financeiras não conseguimos fazer o tratamento.

Parecia que não teria mais jeito, mas em 2011 o meu ginecologista Dr. Ney Domingos de Moraes me falou que eu poderia tentar este tratamento pelo SUS no Hospital das Clínicas em Goiânia e me encaminhou. Depois de muitas idas e vindas, no mês de fevereiro de 2012 conseguimos realizar a 1ª tentativa, então foi implantado 1 embrião na minha mãe, porém não tivemos sucesso, mas em maio de 2012 tentamos pela 2ª vez e desta feita deu positivo.

Estamos muito felizes e não há palavras suficientes para expressar a nossa alegria, agradeço a Deus em primeiro lugar por ter me dado esta benção e a toda a equipe do Hospital das Clínicas, principalmente ao Dr. Mário que acreditou junto conosco que podia dar certo.

 Fernanda Medeiros Vêncio Paiva

 

Foto - Reprodução Humana - Fernanda Medeiros, Maria da Glória e  Dr. Mário

 

Foto - Reprodução Humana - Maria da Glória e Fernanda

 

Fonte : Ascom / HC-UFG

Listar Todas Voltar